Vamos falar um pouco sobre a Lipoaspiração

Quando as pessoas falam : Não é cirurgia é lipoaspiração, essa é uma afirmação errada pois lipoaspiração é uma cirurgia e deve ser tratada como tal para evitarmos problemas de saúde para o paciente. Para poder realizar uma lipoaspiração o médico deve fazer 6 anos de faculdade e mais 5 anos de residência em serviços formadores credenciados . Após esses 11 anos ele deverá realizar uma prova para se tornar Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Associação Medica Brasileira.

Então, vemos que deve ser realizada com seriedade a escolha do médico que fará a cirurgia em você.

Bom , vamos fazer um breve histórico, a lipoaspiração foi criada em 1980 por um médico francês chamado Yves Gerard Yllouz. A principio foi bastante criticada , mas depois as técnicas evoluíram e se tornou consagrada e de grande valia na pratica medica, podendo ser realizada sozinha ou com outras cirurgias. por exemplo, vc pode realizar uma lipoaspiração do contorno corporal ou uma lipoaspiração associada a abdominoplastia, ou uma cirurgia da mama com uma pequena lipoaspiração da lateral da mama, ou ate uma pequena lipo complementando uma plástica de abdomen, ou seja a lipoaspiração é utilizada como adjuvante em diversas cirurgias.

Algumas questões que geralmente nos fazem :

lipoaspiração e Lipoescultura são a mesma coisa ?

Sim . São a mesma cirurgia. O termo Lipoescultura é um apelido para a lipoaspiração . Algumas pessoas dizem que deve se denominar lipoescultura quando a gordura retirada e enxertada em outro local do corpo. Tudo bem, mas não deixa de ser um apelido e o nome oficial e cientifico é Lipoaspiração.

A Gordura lipoaspirada volta depois de algum tempo?

Não. Quando se realiza a lipoaspiração é retirada a célula de gordura, e consequentemente esse local tera um menor numero de celulas passando a engordar menos. Até a adolescência o ser humano tem um aumento do numero de celular gordurosas quando ganha peso ( por isso não e recomendado entrar na adolescência acima do peso). Apos a adolescência esse numero se estabiliza e quando a pessoa engorda as células apenas aumentam em tamanho. Ou seja as regiões lipoaspirads passarão a ter um menor numero de celular gordurosas e passarão a engordar menos do que antes da cirurgia.

Há um limite de gordura a ser retirado?

Ha uma convenção que estabelece como limite a ser retirado de 3 a 5% do peso corporal, o que nos da segurança e é suficiente para termos um resultado agradável. Por exemplo Em uma pessoa de 70 kg podemos retirar entre 2100 g. e 3500g, o que nos da condições de tratarmos o paciente. Devemos lembrar que a lipoaspiração deve modelar o corpo , não se caracterizando como uma cirurgia para emagrecimento.

A Lipoaspiração pode ser realizada com a pessoa acima do peso?

O ideal seria realizarmos a Lipoaspiração somente em pacientes emagrecidos, mas nem sempre isso é possível , devido, muitas vezes, a dificuldade de emagrecimento do paciente.Ha situações em que o paciente tem muita dificuldade em emagrecer e ao realizarmos a cirurgia em regiões ideais a pessoa pode se sentir estimulada a emagrecer. importante nesses caso é a abordagem das regiões certas pra que emagrecendo o resultado se torne ainda melhor . É importante que o paciente saiba que a cirurgia deve ser sempre acompanhada por bons habitos alimentares e atividade física regular. Beleza é Saude !

Podemos dizer que a Lipoaspiração melhora a forma do corpo do paciente?

Sim, a Lipoaspiração é uma cirurgia que modela o corpo, alterando o contorno corporal. Como exemplo podemos falar pacientes homens que muitas vezes são magros e tem aquela gordura na cintura (pneu), no Peitoral, e as vezes no abdomen, Nesses casos vc realiza a lipoaspiração, retirando a gordura desses locais, e levando a resultados bastante interessantes. Quando o paciente o paciente e magro e tem essas gorduras localizadas geralmente o que resolve é a lipoaspiração.
Outro bom exemplo são as pacientes mulheres que tem cintura alta e também adiposidade na região do promontório, Geralmente chegam ao consultório dizendo que não tem “bumbum “, o que é uma ideia equivocada, pois ao retirarmos as gorduras citadas a região glútea se destaca, o que traz muita felicidade a paciente. Na verdade aquela gordura acima da região glútea da um aspecto quadrado ao corpo. Ao tratarmos um paciente devemos sempre avaliá-lo como um “todo”, pois Beleza é Harmonia !

Há vários tipos de lipoaspiração?

Sim . Ha alguns tipos de Lipoaspiração, que são a Tradicional, que na verdade mudou muito desde a sua criação e hj e atualmente as canelas usadas chegam a ter apenas 2 mm de diâmetro o que da ao cirurgiao a possibilidade de obter grande qualidade no tratamento. Ha também a Vibrolipoaspiração e a lipoaspiração Ultra-sônica. Os 3 métodos proporcionam resultados semelhantes e na verdade acabam sendo uma preferencia do cirurgião.

A lipoaspiração mudou muito com o passar dos anos?

Sem duvida alguma evoluiu muito , se tornando muito mais segura. No inicio se realizava a lipoaspiração sem infiltração e havia muito sangramento. Hoje em dia se realiza a infiltração com solução de SF com adrenalina e o sangramento é mínimo. No quesito segurança podemos dizer sem duvida que houve grande evolução .

Em que regiões do corpo pode ser realizada a lipoaspiração?

Em varias regiões. Desde o Submento(papada), ate a face interna das coxas, culotes, abdomen, região dorsal, região peitoral e outras. Ha pessoas que tem por característica hereditária presença de adiposidade na região da papada, e mesmo que estejam no peso ideal aparentam estar acima do peso. A região posterior do braço também é interessante pois quando ha adiposidade nessa região fica a impressão de uma hipertrofia do triceps o que geralmente desagrada as pacientes . Bom, a lipoaspiração quando feita com boa indicação,por cirurgiões habilitados em lugares corretos é uma cirurgia que geralmente leva a satisfação do paciente.

E é possível retirar gordura de um lugar e colocar em outro?

Sim. Esse é um tema muito atual. No mundo todo cada vez são mais realizados os enxertos de gordura. Por exemplo, na lipoaspiração do contorno corporal quando necessário vc pode colocar a gordura no glúteo procurando dar mais projeção ao bumbum. vc não vai conseguir um aumento como quando vc coloca um implante mas é um resultado muito agradável.

Os enxertos de gordura podem ser realizados na face?

Podem ser realizados em todo o corpo. Na face , alem de aumentarem o volume em areas especificas também levam a melhora da qualidade da pele.

O artigo acima foi classificado na seção: Procedimentos Cirurgicos
Você pode pesquisar mais sobre o tema desse artigo utilizando a(s) Tag(s): , ,

Divulgue, Compartilhe nosso site: